


Trabalhos
Científicos

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Este regulamento estabelece as regras gerais para o envio de trabalhos científicos para o CONGRESSO DA ABFEL 2025, que ocorrerá entre os dias 09 a 11 de outubro de 2025, em GRAMADO/RS.
Não é necessário o pagamento prévio da adesão ao CONGRESSO DA ABFEL 2025 para a submissão do resumo, porém, em caso de aceite, o apresentador deverá estar regularmente inscrito até a data limite de 30 de setembro de 2025 para que o trabalho esteja apto para apresentação durante o evento.
Não serão aceitos temas livres que representem promoção comercial de qualquer empresa, produto ou marca ou em desacordo com os critérios estabelecidos neste regulamento.
Os temas livres devem incluir, obrigatoriamente, resultados já alcançados. Não serão aceitos trabalhos ainda por serem desenvolvidos e/ou com resultados por serem obtidos.
Só serão aceitos os trabalhos científicos que forem recebidos até a data limite de 08 de setembro de 2025
A submissão deverá ser feita de forma on-line e exclusivamente através do link informado no final desta página.
O autor responsável pela submissão (denominado autor principal) deverá preencher todos os campos no formulário on-line. Todas as comunicações relacionadas ao resumo serão enviadas somente para o e-mail cadastrado do autor principal e ele deverá se encarregar de repassar as informações aos demais autores.
O Autor Principal deverá:
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Preencher o formulário de submissão de forma correta e completa;
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Inserir corretamente os nomes completos de todos os coautores, e-mail, número do passaporte e ou CPF, Instituição(ões), Telefone e País. Essas informações não devem ser incluídas no título ou no conteúdo do resumo, apenas nos campos destinados a eles.
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Definir o apresentador (um dos autores) escolhido para apresentar o resumo na Jornada;
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Manter contato com a organização da Jornada sempre que solicitado.
Informações Gerais
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Não há limite de resumos por autor.
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Há limite de 6 (seis) coautores por resumo. Liste-os na ordem desejada.
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Um autor poderá configurar como autor principal e/ou apresentador em até 4 (quatro) resumos.
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O resumo será limitado a 3000 caracteres, incluindo espaços.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO ON-LINE DO RESUMO
Os autores devem preparar o conteúdo do resumo e descrevê-lo no campo correspondente on-line, respeitando as seguintes instruções:
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Idioma: Todos os resumos devem ser escritos e apresentados em Português.
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Título: Deverá ser sucinto, completo, claro e em letras maiúsculas e não poderá ultrapassar o limite de 250 (duzentos e cinquenta) caracteres, com espaços. Trabalhos com identificação dos autores e/ou instituição(ões) no título e/ou resumo serão desclassificados.
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Corpo do Resumo: a divisão do corpo do resumo deverá ser estruturada e formatada com os seguintes tópicos:
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Introdução
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Objetivo
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Material e Métodos
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Resultados e Conclusão
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Haverá um campo específico no final para inserção de 3 (três) Palavras Chave - Base de dados dos Descritores - consulta de palavras chave DeCS (http://decs.bvs.br/).
Os relatos de caso devem ser estruturados da seguinte forma:
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Introdução
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Relato do Caso
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Discussão
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Referências bibliográficas não são obrigatórias.
Conteúdo do Resumo: O conteúdo do resumo deve ter, no máximo, 3.000 caracteres, sem incluir, título, autores, instituição e referências bibliográficas. Não utilizar parágrafos. No caso de necessidade do emprego de abreviaturas e siglas, explicá-las na primeira vez em que forem usadas. Não abreviar palavras e não iniciar sentenças com numerais.
Não são permitidas: tabelas, figuras, ilustrações, notas de rodapé e uso de cores.
Alterações nos resumos já submetidos: Se necessário, o autor poderá fazer alterações no conteúdo enviado até o prazo final de submissão de 08 de setembro de 2025, através da sua área restrita. Findo o prazo, não será mais possível em hipótese alguma fazer qualquer tipo de alteração, seja no conteúdo do tema livre ou no rol de autores.
FORMATO DE APRESENTAÇÃO
Os trabalhos deverão ser submetidos para o seguinte formato
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Pôster eletrônico (e-poster)
Após a divulgação dos trabalhos aprovados, o arquivo deverá ser em formato PDF, diretamente pelo sistema de submissão. Os pôsteres deverão seguir o modelo de PPT. disponibilizado pela organização no site do evento.
AVALIAÇÃO
Os trabalhos serão julgados pela Comissão avaliadora, composta por profissionais com grande expertise na área do resumo enviado.
Todos os trabalhos que estiverem de acordo com o regulamento serão julgados de maneira anônima em relação aos avaliadores, autores e instituição de afiliação. A decisão da Comissão Avaliadora, de recusa ou aceite do trabalho é soberana e sobre a qual não cabem recursos.
A comunicação do resultado ocorrerá até o dia 19 de setembro de 2025, no site do CONGRESSO (www.congressoabfel.com.br) .
A lista final com os resumos aprovados para apresentação na jornada estará disponível no site do evento até 15 dias antes de seu início.”
O autor responsável também receberá a carta oficial de aceitação por e-mail.
CERTIFICADO
Os certificados estarão disponíveis apenas para os trabalhos aceitos e apresentados no congresso.
Será emitido 1 (um) certificado por resumo, seguindo a ordem de registro dos autores.
Os certificados estarão disponíveis no site do congresso em até 15 dias úteis após o término do evento.
O CONGRESSO DA ABFEL 2025 não emitirá certificado de apresentador.
PREMIAÇÃO
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1° Lugar: 1 ano de associação da ABFel e inscrição no Congresso da ABFel 2026
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2° Lugar: 1 ano de associação da ABFel
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3° lugar: Inscrição no Congresso da ABFel 2026
Em caso de dúvidas, favor contatar:
Secretaria Executiva
WhatsApp: +55 31 99571-7411 (somente mensagens)